Tradutor

Páginas

sábado, 1 de maio de 2010

Huo Yuanjia



1860-1910) foi uma artista marcial chinês praticante de mizongquan (迷踪拳, 迷蹤拳, mízōngquán, "boxe das impressões perdidas") e considerado um herói pelos chineses, especialmente entre os artistas marciais, por ter vencido a lutadores de diferentes estilos, tanto asiáticos como ocidentais, em combates que tiveram uma grande repercussão em sua época, quando a soberania Chinesa estava a ser erosionada pelas concessões às potências estrangeiras. Fundou a escola de artes marciais Associação Desportiva da Excelencia Marcial (精武体育会, 精武體育會, Jīngwǔ tǐyùhuì), em Shanghái.


Primeiros anos

Huo Yuanjia nasceu no povo de Xiaonan (小南, Xiǎonán), em Tianjin, que então pertencia ao distrito de Dongguang, na província de Hebei. Foi o quarto dos dez filhos que teve Huo Endi (霍恩第, Huò Ēndì) e segundo de três varões, junto com seus irmãos Huo Yuanqing (霍元卿, Huò Yuánqīng) e Huo Yuandong (霍元栋, Huò Yuándòng). Seu pai também praticava artes marciales e se ganhou a vida protegendo as caravanas que iam a Manchuria, um trabalho habitual entre as famílias com longa tradição de artistas marciales, ainda que a principal fonte de rendimentos da família era a agricultura. Dele aprendeu Huo Yunjia as artes marciales, especialmente o estilo da família, o mizongquan, também chamado yangqingquan (燕青拳, yànqīngquán). Diz-se que em um princípio era o que pior habilidade para as artes marciales tinha de três irmãos devido a que frequentemente estava doente. Por esta razão, seu pai decidiu em um princípio não o tomar como aluno. Huo Yuanjia aprendeu em segredo, espiando as classes que seu pai dava a outros meninos do povo. Assim treinou durante dez anos até que começou a vencer a seus colegas e seu pai descobriu seu nível, lhe admitindo desde então como discípulo.

Em 1890, um maestro de artes marciales chamado Du chegou desde a província de Henan a visitar a Hu Endi. Seus modais provocaram o confronto com os luchadores da família. Huo conseguiu vencer-lhe em combate e começou a ser conhecido na zona. Começou a trabalhar em um almacén de plantas medicinales com um amigo que participou no plano de Sun Yat-sen para derrocar ao governo de Manchuria. Seu sentimento patriótico foi-se acrescentando com o passo do tempo.

Combates

Muitos dos famosos combates nos que participou Hu Yuanjian surgiram de desafios por parte de luchadores estrangeiros.

Sua fama começou depois de vencer, em um combate celebrado no parque Xiyuan de Tianjin em 1901, a um luchador russo que tinha insultado abertamente aos chineses lhes chamando "os enclenques asiáticos" porque ninguém aceitava seus desafios.

Em 1909 viajou a Shanghái acompanhado por seu discípulo Liu Zhensheng para aceitar um desafio por parte de um boxeador britânico chamado Hercules Ou´Brien. O encontro esteve precedido pelo desacordo quanto às regras pelas que deveria se reger. Ou'Brien fez questão de que se celebrasse baixo as regras do boxe ocidental, limitando os ataques a puñetazos acima da cintura. Huo, pelo contrário, desejava que se seguissem as regras chinesas, que obviaban estas proibições. Ao final lembraram que o primeiro que conseguisse derrubar a seu oponente seria considerado o ganhador. No entanto, o encontro não teve lugar já que Hercules Ou'Brien não se apresentou.

Não se sabe exactamente a data de sua morte, pois segundo umas fontes acaeció em agosto de 1910 e segundo outras nesse mesmo mês mas do ano anterior, pelo que também não se pode afirmar se a abertura da Associação Desportiva da Excelencia Marcial, o 7 de julho de 1910, foi ou não em vida de Huo. Sobre as causas de sua morte também há dúvidas, pois em um princípio se achou que tinha sido envenenado por um médico japonês depois de um combate, ainda que nos anos sessenta se desmontaría esta teoria. A sua morte fez-se cargo da associação, que na actualidade conta com 150 delegações por todo mundo, seu irmão menor Huo Yuanqing.

Huo Yuanjia na ficção

Existem vários filmes e séries de televisão sobre a vida de Huo Yuanjia.

  • Jingwumen (精武门, outro nome pelo que se conhece à Associação fundada por Huo Yuanjia) foi protagonizada por Bruce Lê em 1972. Em inglês é conhecida como Fist of Fury ou The Chinese Connection. Lê interpreta a uma personagem de ficção chamado Chen Zhen (陳真), suposto aluno de Huo Yuanjia, que decide vingar a morte deste.
  • Jingwu yingxiong (精武英雄, "O herói de Jingwu"), conhecida em inglês como Fist of Legend é um remake do filme anterior protagonizada por Jet Li em 1994.
  • Huo Yuanjia, telefonema em Espanha Fearless, foi protagonizada também por Jet Li em 2006. Narra a vida de Huo Yuanjia de uma maneira muito novelesca. O neto de Huo Yuanjia, Huo Shoujin, interpôs uma demanda contra o filme o 7 de março de 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário