Tradutor

Páginas

sábado, 10 de abril de 2010

Louva-a-Deus Sete Estrelas



O Louva-a-Deus foi criado por Wang Lang no Templo Shaolin. Conta a história que Wang Lang era mestre e conhecedor profundo do Kung Fu quando foi para o templo aprimorar seus conhecimentos. Lá ele sempre duelava amigavelmente com o Abade Feng e sempre perdia. Um dia o Abade disse a Lang que ia sair pela China em uma viagem que duraria três anos em busca de conhecimento e quando voltasse gostaria de ver Lang mais forte. Nesse meio tempo Lang estava cansado e foi se refugiar em um bosque, lá ele viu um frágil louva-deus abatendo uma cigarra de tamanho superior e gostou da forma com que o inseto se movimentava levando-o para o templo para estuda-lo e desenvolveu técnicas baseando-se nele. Quando Feng retornou e eles lutaram ele perdeu e ficou surpreso com a qualidade do Kung Fu de Wang Lang e desde então os dois passaram a desenvolver e aprimorar o estilo e então passaram adiante o conhecimento desenvolvido.

Quando os quatro discípulos de Wang Lang - criador original do estilo Louva-Deus - decidiram se dividir e realizar as próprias alterações no estilo, Wang Lang permitiu, mas com uma condição: eles deveriam nomear seus estilos com referência às marcas nas costas dos Louva-Deuses capturados.

Uma das marcas era semelhante à aparência do símbolo Yin Yang (Tai T'si), outro tinha a aparência de uma flor de ameixa (Mei Hua), no outro houve um conjunto de marcas que tinham semelhança a uma figura de sete estrelas (Tsi T'sing) e houve um Louva-Deus que não tinha marca aparente, este estilo ficou conhecido como o estilo despido (estilo sem marca - Kwong P'an)

Dessa forma surgiram quatro estilos, a partir do estilo original de Wang Lang.

Informações

O sistema engloba um conjunto de técnicas de artes marciais chinesas, sistematizadas por Wang Lang (Wong Long em cantonês), no século XVII, em Shantung, China, por meio da contribuição de outros 17 docentes de variados sistemas. Neste sentido, pode-se compreender o Louva-a-Deus Sete Estrelas como o resultado do que havia de mais consistente no que se refere a luta daquele época e, exatamente por esta razão não se pode definir tal sistema com uma única característica, mas, exatamente, aglutina estratégias e técnicas diversas, com destaque para movimentos rígidos e flexíveis. Sua composição dispõe de formas de mãos livres, formas com armas, uma grande variedade de técnicas de luta de mãos livres e com armas, além do Qi Gong (Energia Interna). O sistema Louva-a-Deus do Norte é o único que dispõe no seu currículo das aplicações de cada movimento das rotinas (Taolu/Kuen Tou), do início ao fim, o que se nomeia: Ling. Em outros termos, todos os movimentos das formas explicitam a luta contínua do início ao fim, o que faz dele um dos mais procurados da atualidade, em todo o mundo. Seguramente, a maior expressão deste sistema, da linhagem de Huang Han Xun (Wong Hon Fan em cantonês, considerado o "Rei" do Louva-a-Deus de Hong Kong) foi o Prof. Ph. Dr. Brendan Lai (Lai Dat Chung/Li Da Chon) tendo sido o primeiro docente deste sistema nas Américas (USA) e o maior produtor de eventos de artes marciais das décadas de 1970 e 80, do ocidente. Seu discípulo, Mestre Antonio Chuy, de NY, é considerado hoje a maior expressão viva desta linhagem. No Brasil, o Instituto de Gongfu Brendan Lai desenvolve esta linhagem desde o ano de 1999, quando realizou o 1º Seminário Internacional Louva-a-Deus Sete Estrelas e inaugurou sua primeira escola em Campinas sob a direção do Instrutor-Chefe Samuel Mendonça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário