Tradutor

Páginas

domingo, 22 de agosto de 2010

Ninjutsu no Rekishi

Ninjutsu no Rekishi
O Ninjutsu remonta há mais de 800 anos. A classe de guerreiros que dominava o Japão naquela época era chamada de Samurai. Eles controlavam a terra e seus moradores, numa espécie de feudalismo oriental. O lorde (chefe de um grupo de samurais) era o Daymio, a única pessoa a quem os samurais deviam respeito e obediência.
Por representar o poder político do Daymio, e pela sua habilidade no manejo de armas e nas lutas, um samurai era temido e respeitado por todas as pessoas da região. Um cidadão comum jamais poderia desafiar ou agredir um Samurai, as vezes nem olhar, pois tal atitude poderia custar a sua vida.
Um Ninja não servia a nenhum samurai ou Daymio. Essa categoria de guerreiros vivia nas regiões montanhosas de Iga e Koga. Eram treinados em dezoito diferentes artes de guerra, desde modalidades de luta a conhecimentos teóricos sobre clima, passando por técnicas de deslocamento e camuflagem. Reza a lenda que a arte ninja é baseada conceitualmente no grande texto militar chinês escrito por Sun Tzu, A Arte da Guerra.
Com treinamento militar extenso, os ninja eram excelentes espiões.
Existem muitas histórias sobre como o treinamento desses guerreiros os teria levado a um nível de controle de corpo e mente muito acima das outras pessoas, mas tais histórias são muito místicas, provavelmente lendas criadas e difundidas pelos próprios ninja, para atemorizar seus adversários. O certo é que seu treinamento intenso proporcionava excelente condicionamento físico e mental, além de um excepcional grau de prontidão e aguçamento dos sentidos.
O treinamento de um Ninja não começava na infância. Com o tempo, os camponeses treinavam e desenvolviam a arte para poder reagir aos maus tratos e imponencia dos senhores feudais. os guerreiros ninja se tornaram temidos no Japão, até mesmo pelos samurais, que temiam os ninja por estes não respeitarem o código de honra e conduta samurai (o bushidô). Assim, a um ninja era permitido atacar pelas costas ou de surpresa, assim como usar técnicas de envenenamento, o que os samurais não admitiam. até que os senhores feudais ordenaram que um samurai se infiltrasse na aldeia para descobrir se havia ninjas treinando naquela regiao. Logo a execução foi ordenada de qualquer "coisa" vivia nas aldeias onde, segundo as lendas os ninjas poderiam se disfarçar de cachorro ou até mesmo crianças (mito colocado pelos proprios ninjas na cabeça das pessoas quando estavam trabalhando). Essa batalha teve em média 15 samurais para cada aldeião, para realizar o exterminio ninja eles matavam todos, até mulheres gravidas para que não gerassem futuros ninjas.
A explosão de artes marciais no ocidente, por volta de 1970, levou dois homens a procurar por algo diferente: Doron Navon e Stephen Hayes contrataram um mestre de Ninjutsu oriundo do Japão, de uma linhagem centenária de instrutores. Dessa forma a arte foi trazida para o Ocidente.
Quando falamos de ninja, a imagem do misterioso assassino de preto que desaparece na fumaça é o que vem em mente. Isso não tem nada a ver com a realidade do estudo do Ninjutsu, ou "Ninpo". Ninpo é uma arte marcial tradicional japonesa que tem uma história rica de mais de 10 séculos. Desenvolvida como uma arte ilegal para os samurais, o Ninpo ainda floresce hoje em dia em alguns lugares do mundo, tais como Brasil (BUJINKAN), quem vem se mostrando um icone respeitavel em termos de Ninjutsu. No brasil contamos com algumas escolas tradicionais e com grandes nomes da arte como: Shihan Michael Simien 15ºDan (Bujinkan),.
Lembrando que não existia apenas um Clã de Ninjutsu, existiam pelo menos 53 familias só na região de Koga, então é muito errado dizer que só existia apenas um Clã verdadeiro de Ninjutsu.
Hoje em dia a Bujinkan é responsavel pela arte mundial, por solicitação de soke para unificar todas as escolas e divulgar aos "ninjas que moreram em batalha, que estariam nascendo no ocidente"
Apenas relembrando alguns mestres de diferentes Clãs de Ninjutsu : Fujita Isamu Seiko, Takamatsu Toshitsugo, Nachimo Ishikito, Heishichiro Okuse, Nakamura Toshiro, Shimoda Takeshi, Tatsuata Yashuichi, Kimura Masuharu, Norihiro Hakuyusai, Sato Kimbei, Nawa Yumio, Akimoto Fumio,Ueno Takashi, Saito Kazuo, Kaminaga Shigemi, Harunaka Hoshino, Tanaka Senzo, Maeda Isashi, Shinji Shibusawa, Manaka Yumio, Tanaka Minoru, Yamato Yoshiakai,Tsushima Sadahei, Yoinuki Suihichiro, Neguishi Yuichi, Tanemura Shoto, Kuroi Hiromitsu, Takeda Ryosuke, Harikawa Kanetsu, Kawakami Junichi e Hatsumi Masaaki.

Nenhum comentário:

Postar um comentário