Tradutor

Páginas

domingo, 22 de agosto de 2010

Na industria de consumo

A figura do Ninja foi introduzida em filmes e revistas no inicio do século XX, nos EUA e Europa. Junto a isso veio toda sorte de mitos e fantasias que cercam esses guerreiros, que são retratados com poderes sobrenaturais. Alguns mitos recorrentes dizem a respeito das armas, em especial o shuriken que são atiradas contra os inimigos, quando na verdade eram presas na roupa para evitar a imobilização por agarramento. A capacidade de dar pulos altos com cambalhotas também é fantasiosa, visto que o Ninja não era um acrobata e sim um guerreiro do silêncio.

Outro mito introduzido é de que Ninjas são heróis e honrados. Isso se deve porque os primeiros exemplares de revistas em quadrinhos lançados nos EUA contavam historias de ninjas que tiveram suas familias devastadas e resolvem se vingar e proteger pessoas. Isso se tornou um clichê no cinema e nos jogos eletrônicos.

Hoje, o universo ninja é tema constante na indústria do entretenimento japonês, sendo explorado nos jogos, mangás e animes.

As alterações históricas quanto aos ninjas: A palavra ninja é uma criação meramente "Holywoodiana" assim como suas espadas retas e curtas, pois o verdadeiro nome daqueles que prestavam o serviço de espionagem era "Oniwa" já quanto as espadas, as utilizadas eram as katanas mesmo, algumas com alterações estruturais, tais como tamanho e espessura da lâmina.Note que no museu nacional de katanas no Japão não existe nenhuma espada antiga conhecida como ninja-to catalogada ou em esposição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário